6 livros pra começar a entender Startups

image

Várias pessoas do mercado tradicional quando têm o primeiro contato com o mundo de startups entendem que precisam se aprofundar e me pedem algumas recomendações. Há várias formas de traçar um plano de estudo pra isso, mas existem alguns aspectos que são importantes independentemente do perfil e da estratégia de entrada na área.

O Modelo e o Ecossistema

A primeira coisa a se aprender em Startups é a realidade. Uma das melhores formas de entender mais isso é ver histórias reais, conhecer mais as pessoas por trás das marcas e das "estórias" publicadas na imprensa. Depois disso, você deve conhecer como funciona o modelo e o ecossistema. Um ponto importantíssimo aqui é como funciona o capital de risco e o modelo de remuneração/retenção.

Nesse contexto, três livros que eu indico são:

A Estrutura e o Processo

Sabendo que Startups são negócios de alto risco, parte-se então pra métodos ou conjunto de métodos que tentam minimizar as incertezas e os riscos.

Dentre os livros indicados aqui estão:

Quase todos esses livros têm tradução pra português, eu adicionei apenas o link pra versão original em inglês pois a tradução de alguns deles prejudica um pouco o entendimento e a familiarização com termos originais. De qualquer forma, siga pelo que você acha mais adequado.

Boa leitura! Precisamos de mais gente na comunidade!