Como se conectar na comunidade de Startups

image

Ferramentas e eventos pra você se conectar!

Startup é um jogo de exceções, desta forma, não basta ter uma boa preparação, plano e experiência, deve-se aprender constantemente com experiências de outras pessoas. Em outras palavras, se quer diminuir o risco de empreender, estar presente na comunidade é essencial.

De uma forma geral eu categorizo os grupos/eventos em dois tipos: os políticos e os técnicos. O primeiro tipo agrega aqueles eventos que você vai pra se relacionar prioritariamente, ouvir histórias, etc. Já os técnicos você vai aprender prioritariamente, trocar experiências, além de serem mais focados em temas específicos.

É importante distinguir isso, pois eu recomendo fortemente a participação mais focada em grupos técnicos. Embora não haja regras pra empreender, eu recomendo mais o foco no aprendizado problema-solução do que na motivação por si só. Eu foco 80% do meu tempo de relacionamento em eventos técnicos. Não desmerecendo eventos de "empreendedorismo" ou "pitches", mas é necessário tomar bastante cuidado no exagero dos mesmos.

Conectar-se é essencial

Dentre as principais vantagens de se manter conectado estão:

  • Contratar melhor e mais fácil;
  • Trabalhar em lugares com culturas mais aderentes à sua;
  • Entender como outros startupers resolvem os seus problemas;
  • Aprender com os erros/experiências dos outros;
  • Criar um relacionamento com o seu futuro co-fundador ou investidor (isso nasce antes da sua necessidade);

Como se Conectar

Aqui não vou citar comunidades locais nem associações. Vou listar eventos e ferramentas para que você fique sabendo dos mesmos.

Startup Digest

O Startup Digest reune os principais eventos relacionados com as startups. Você pode escolher sua região, cidade ou eventos espalhados no Brasil. Aqui por exemplo você vê o calendário de eventos.

Dentre as opções disponíveis você tem: Brazil; Brazil — Sul; Brazil — São Paulo; Brazil-Rio de Janeiro; etc. Você vai receber, normalmente, um e-mail (geralmente) toda segunda com a programação da semana.

Meetups

Os Meetup.com é uma ferramenta poderosa pra conexão. Lá você vai encontrar muitas opções de grupos com objetivos mais específicos. Abaixo listo alguns de São Paulo.

Você também tem os meetups específicos de determinadas tecnologias, como: PHP ; Java ; Javascript ; Ruby ; etc.

Muitos dos eventos disponíveis são gratuitos e permitem um ótimo networking. Procure o da sua região, mas de qualquer forma, aproveite quando vier em São Paulo e apareça em algum.

Agilidade.org

Os métodos ágeis são um dos componentes básicos pra quem usa a abordagem Lean Startup. Aqui no Brasil temos uma comunidade muito ativa, de alto nível e organizada.

No site Agilidade.org você pode ver o calendário de eventos e muitas outras informações. Além disso eles têm um formulário de como participar do slack de agilidade , que eu explico mais no próximo tópico.

image

Slack de Agilidade

Slacks

Praticamente todo mundo usa algum chat no trabalho como ferramenta de comunicação. O Slack vem rapidamente se tornando a grande ferramenta neste ramo.

Várias comunidade se organizaram e criaram chats pra gerar colaboração diária entre seus membros. Você encontra Slacks de grupos tecnologias e frameworks até comunidades técnicas e posições de liderança.

Vários desses grupos são bem ativos, como é o caso dos Agilistas, outros nem tanto. Mas de forma geral, eles permitem que você tenha acesso a muitas pessoas que podem te ajudar nos seus problemas diários.

Dá uma olhada em alguns aqui:

Outros Eventos

O Agile Trends e o Circuito Startup são dois eventos que têm se realizado em diversas cidades do país. Particularmente, o Agile Trends é o evento técnico de mais alto nível que eu já participei aqui no Brasil. O Product Camp é um evento que já teve uma primeira versão de sucesso. O RD Summit e o CASE são grandes conferências que permitem um outro tipo de networking e aprendizado.Opções para se conectar é que não faltam, principalmente em cidades como São Paulo. Depois de um tempo, o maior problema será escolher onde participar e como colaborar com a comunidade sem desfocar do seu trabalho. Não perca a chance de conhecer pessoas com os mesmos objetivos e que te ajudem a crescer. Reitero que eu recomendo fortemente que você foque mais nas comunidades técnicas, que as pessoas falem de execução com métodos.

Faltou algo? me conta ai!Um bom mapeamento do ecossistema brasileiro de startups você por ver nesse artigo do Mathieu Le Roux .